culturais1 culturais2 culturais3
culturais4 culturais5

Aspetos culturais

 

É também reconhecida a importância que a floresta desempenha ao nível da vertente sócio-cultural. A floresta envolve valores culturais, históricos, éticos e espirituais, sendo também relevante como elemento em actividades de recreio e lazer, e na preservação da paisagem. culturais6 culturais7

 
 

A silvicultura próxima da natureza considera a capacidade dos povoamentos florestais como suporte das relações culturais, da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar físico e psíquico das pessoas e da sociedade.

 

O turismo é reconhecido como sendo um dos sectores estratégicos para o desenvolvimento, sendo o turismo ligado à natureza uma actividade económica importante. A apreciação paisagística, as actividades de recreio e de lazer, constituem não apenas um importante valor social como podem também contribuir para o valor económico total.

 

paisagem2 red culturais9 culturais10

 
 

A sustentabilidade dos ecossistemas florestais e da paisagem constitui um importante objetivo que tem vindo a ser enfatizado, podendo a silvicultura próxima da natureza ter uma contribuição importante na integração dos apectos paisagísticos, ecológicos e económicos.

 

Preconiza um modo de condução e de exploração dos povoamentos florestais, que, pelas suas características, tem um contributo positivo ao nível da paisagem, das actividades de recreio e lazer, com reflexos positivos para o turismo em geral. Esta silvicultura tem sido aplicada em diversos países europeus também pelos seus benefícios paisagísticos e recreativos.

 

culturais11 culturais12 culturais13

 
 

A silvicultura próxima da natureza procura a integração de diferentes exigências sociais no seio da silvicultura dos povoamentos compatibilizando com outras funções. A sua integração com a função de produção é facilmente alcançável. Promove a criação e manutenção de determinados atributos estéticos e ecológicos relevantes para a conservação e melhoria da paisagem.

 

Considera a floresta como uma componente do mosaico da paisagem, conjugada com outras formas de ocupação do solo. Promove a conservação de árvores e florestas notáveis pelas suas características, conjugado com outros elementos naturais da paisagem.





Biodiversidade Clima Solo Produtos Paisagem Cultura



Topo


Logo

© 2019 - All rights reserved - Pro Silva Portugal