Conservação da Biodiversidade

 

 

Um dos principais objetivos da Silvicultura Pro Silva é a preservação e o desenvolvimento de todos os valores da floresta, incluindo o valor da floresta para a sociedade e o seu valor intrínseco.

 

A silvicultura Pro Silva respeita e favorece os elementos constituintes e a capacidade de funcionamento do ecossistema florestal. biodiv1
A manutenção das componentes e dos processos do ecossistema constitui a base para as outras funções. biodiv2

 

 

A reconstituição das características estruturais e funcionais do ecossistema florestal são da maior importância. biodiv3 biodiv4
Promove a diversidade de espécies da flora e da fauna (diversidade específica), a diversidade genética, a diversidade estrutural, o bom funcionamento dos processos ecológicos, a complexidade das relações internas e a dinâmica natural. biodiv5

 

 

Atende à manutenção da fertilidade do solo e dos processos edáficos, favorecendo a biodiversidade e a regeneração natural do povoamento florestal, possibilitando, igualmente, a conservação dos biótopos, de espécies raras ou ameaçadas.

 

biodiv6 biodiv7 biodiv8

 

 

A madeira morta constitui uma componente do ecossistema florestal, com um papel relevante no seu funcionamento.
Favorece a biodiversidade, constitui uma reserva de nutrientes e melhora as características do solo. Diversos organismos dependem ou são favorecidos pela presença de madeira morta.
biodiv9 biodiv10 biodiv11
A sivicultura deverá ter em conta a quantidade e o tipo de madeira morta consoante as características do povoamento e os objetivos silvícolas.

 

Promove-se a manutenção dos equilíbrios naturais contribuindo para uma menor incidência do nível de pragas e doenças, com menores prejuízos, oferecendo também uma melhor capacidade de resposta em caso de ocorrência.

 

A silvicultura próxima da natureza pode também ser aplicada em situações em que a produção não seja um dos objetivos, promovendo, por exemplo a biodiversidade, a regeneração, a estabilidade ou outros atributos de conservação dos povoamentos florestais.





Biodiversidade Clima Solo Produtos Paisagem Cultura



Topo


Logo

© 2019 - All rights reserved - Pro Silva Portugal