produto1 produto4 produto5
produto2 produto3

Produção de bens lenhosos e não-lenhosos

 

 

A silvicultura Pro Silva considera que a manutenção e utilização dos processos naturais e do funcionamento do ecossistema são essenciais para o cumprimento da função de produção de uma forma rentável e sustentável.

 

Permite melhorar a rentabilidade económica, com criação de valor e melhoria produtiva do povoamento florestal, possibilitando receitas periódicas, de forma continuada, ao mesmo tempo que promove e integra, um conjunto de serviços do ecossistema, como o sequestro e armazenamento de carbono, a conservação da biodiversidade, a conservação do solo e da água, e a preservação da paisagem.

 

produto6 produto7

 

 

A silvicultura Pro Silva faz uso de técnicas silvícolas que actuam em conformidade com os processos naturais, na regeneração e condução do povoamento, promovendo uma abordagem holística, considerando o ecossistema florestal como um todo, favorecendo a sua integridade e funcionamento. Respeita os processos da dinâmica florestal, utilizando as suas forças e conduzindo o povoamento florestal na realização dos seus objetivos.

 

Propõe uma silvicultura que permite uma melhoria da produção do povoamento, de produtos lenhosos e não-lenhosos, um incremento financeiro da exploração florestal, com obtenção de rendimentos de forma periódica e uma maior rentabilidade global da silvicultura e da exploração florestal.

produto8

 
 

Ao nível da produção, envolve um conjunto de aspetos, dos quais se destacam e resumem os seguintes:

 
 

Preconiza uma silvicultura que considera o potencial de cada árvore, o favorecimento da regeneração natural e a utilização preferencial de espécies bem adaptadas à estação. Permite a obtenção de retornos económicos frequentes e interessantes, a partir de cortes de realização periódicos. produto9 produto10

 
 
 

As diferentes operações silvícolas consideram as influências que podem ter sobre o solo e as biocenoses de forma a manter e promover processos naturais, bem como, a manutenção e melhoria das características do solo e da sua produtividade.

 

Permite obter uma produção flexível e sustentável, ao mesmo tempo que considera os serviços do ecossistema, assentando no princípio da sua perenidade. Procura uma melhoria contínua do povoamento, uma valorização do material produzido e da propriedade, e responde a requisitos e critérios de normas de certificação da gestão florestal sustentável.

 

produto11 produto7

 
 

Trata-se de uma silvicultura de interesse tanto para proprietários particulares como públicos e comunitários, podendo ser aplicada em propriedades de diferente dimensão, incluindo a pequena propriedade para a qual se apresenta como vantajosa. Torna possível iniciar a alteração de um sistema silvícola existente para um tipo de silvicultura proposto, pelo menos, em algum momento do desenvolvimento do povoamento florestal.





Biodiversidade Clima Solo Produtos Paisagem Cultura



Topo


Logo

© 2019 - All rights reserved - Pro Silva Portugal